Encerramento Concurso: Unidavi e Proposta Verde

Ao longo do ano de 2017 a Proposta Verde desenvolveu em parceria com a Unidavi o I Concurso de ideias para os alunos de Design de Interiores da Instituição. No começo do ano, foi o lançamento do desafio: a criação de luminárias ecológicas utilizando a madeira e princípios de ecodesign.  Sob a orientação da professora e arquiteta Vivian Ecker, os alunos elaboraram suas criações.

A banca para a avaliação dos trabalhos contou com a participação de profissionais experientes da indústria: Carlos Buechler (Taschibra Iluminação), Daniel Stolf (Artefatos de madeira Stolf) , João Dolzan Júnior (especialista em ecodesign) , Ana (pedagoga da Proposta Verde) e Jean Caetano, coordenador do curso de Design de Interiores da Unidavi.

O trabalho premiado é de autoria de Bruna Freiberger, que se inspirou na natureza, nas colmeias de abelhas e criou a Luminária Hexa,  com design simples, geométrico, possibilita a composição de mais peças encaixadas, surpreendendo e inovando o uso de luminárias decorativas.

Na última semana realizou-se a premiação, com a entrega de um protótipo da luminária campeã à vencedora. O evento ocorreu no Studio de Design da Unidavi, na oportunidade a Proposta Verde contou um pouco sua história e ressaltou alguns aspectos da sustentabilidade e ecodesign como base de criação das suas luminárias, além de aprofundar a reflexão sobre o papel do ser humano no mundo, abrindo espaço para a expressão dos alunos sobre suas perspectivas. 

Para finalizar , a campeã Bruna Freiberger fez uma apresentação sobre seu método de trabalho para criar a Luminária Hexa, e contextualizou didaticamente os usos das cores de luz e modelos de luminárias indicando os usos mais adequados para cada ambiente.

Foi uma noite para contemplar o resultado de uma sementinha plantada, de se encantar com o fruto gerado, de partilhar o que cada um juntou pra si no processo e principalmente, de fortalecer esperanças, em nós mesmos como seres humanos, que nos agigantamos em força e alcance quando nos permitimos somar.

Nossos mais sinceros agradecimentos a todos que conosco vivenciaram este momento. A Proposta Verde fica na torcida de que seja possível realizar o II Concurso de ideias da Unidavi em 2018. 

Um abraço

Ana Pisetta e Equipe Proposta Verde


 

Todos os Direitos Reservados - Proposta Verde Biomarcenaria - 2017 - WLive!