Minimalismo

O futuro da moda é a sustentabilidade. A indústria de moda é a segunda mais poluente do mundo, perde apenas para a petrolífera , ficou surpres@ !? Tem mais, é a primeira da lista em produtos programados para a obsolescência  (que não serão mais usados) porque “ saíram de moda”.

Cabe, portanto, a indústria de moda repensar seus processos, matéria-prima, ciclo de vida do produto, etc. Porém, cabe a nós consumidores a mudança de comportamento, através de uma transformação estética que se alinhe e expresse a nossa mais recente expansão da consciência.  Um caminho pode ser o minimalismo.

Minimalismo no dicionário quer dizer reduzir ao mínimo o emprego de elementos e recursos. Este conceito está presente nas artes, design, arquitetura e também na moda. Em essência consiste em sobrepor o essencial ao supérfluo.

Para iniciar essa metamorfose, é essencial fazermos uma reflexão sobre quem somos, o autoconhecimento nos auxiliara a fazer escolhas mais acertadas, a primeira vista pode parecer bobagem meditar sobre nossa identidade antes de sair as compras, mas se você reparar bem, as roupas que você mais gosta são as que você mais cuida e usa, naturalmente elas duram mais tempo no seu armário. Já aquelas peças que você comprou por impulso na promoção, muitas vezes ficam anos guardadas com etiqueta e tudo, pode confessar, não tem ninguém olhando, aliás, você está se olhando e é exatamente isso o que chamamos de reflexão, continue...

Mas no geral, alguns fatores são comuns a todas as pessoas e se você seguir essas  3 dicas, que valem para roupas, jóias, acessórios, e tudo o mais, com certeza vai melhorar e muito seu comportamento consumidor e o seu visual.

1-      Qualidade – as peças com matéria- prima de qualidade vão durar muito mais tempo , além de terem sempre um bom acabamento e caírem melhor no corpo.  Claro que você precisa fazer a sua parte, cuidar bem delas . 

2-      Simplicidade – cores neutras , estampas básicas (Poá, listras e xadrez) , tecidos comuns (jeans, malha, crepe, seda) facilitam as combinações e ficam bem em todos as pessoas. Para dar a sua cara basta colocar os acessórios que dizem quem você é.  Ecojóias de madeira por exemplo, expressam bem pessoas antenadas, com estilo de vida saudável, que levam uma vida com propósito e amam abraçar causas.

3-      Bom senso – só compre quando for realmente necessário, não vale encher a sacola porque estava baratinho... Pense bem no que você faz, pois é o seu dinheiro que financia a indústria. Seja coerente com você mesmo (mais um ponto de reflexão).

E agora para inspirar você a começar, sugiro iniciar por um look básico (jeans e camiseta / camisa branca), tenho certeza que vocë já têm, basta colocar um acessório de madeira e vocë está pront@. Vai viver ! :)  




Todos os Direitos Reservados - Proposta Verde Biomarcenaria - 2017 - WLive!